O uso dos controles comerciais para a realização do controle interno da qualidade (CIQ) é fundamental como forma de avaliar a precisão do sistema analítico utilizado, e o maior tempo de estabilidade após a abertura do produto é uma grande vantagem sobre a utilização de
métodos alternativos.
Sempre focada em fornecer total apoio a seus clientes, a Diagno possui uma ampla linha de controles hematológicos, produzida sob licença da Diagon, indústria húngara de renome internacional, que atende a um grande número de equipamentos disponíveis no mercado,
possibilitando a utilização de um produto de qualidade em conjunto com nossa ampla linha de reagentes.
Nossos controles hematológicos destinados ao uso em equipamentos de 3 partes diferencial são o D Check D e D Check D Plus, apresentam validade de 3 meses após a fabricação e estabilidade de 30 dias após a abertura do kit. Já o Controle destinado aos equipamentos de 5 partes diferencial é o D Check 5 Diff, apresenta validade de 2 meses após a fabricação e estabilidade de 21 dias após a abertura do kit.
É importante ressaltar que a qualidade na utilização do controle hematológico está diretamente relacionada ao seu uso correto, conforme as instruções de uso. Sua utilização de forma incorreta interfere diretamente no monitoramento o Controle Interno de Qualidade, e consequentemente nos resultados fornecidos pelo Laboratório Clínico. Grande vantagem da nossa linha de controles hematológicos é o fato de sua produção ocorrer em nossa fábrica instalada em Belo Horizonte/MG. Conseguimos assim, minimizar os atrasos no fornecimento dos produtos.
A utilização do controle comercial é regulamentada pela ANVISA através da RDC 302, de 13 de outubro de 2005, item 9.2 Controle Interno da Qualidade (CIQ), indicando que “9.2.2 – Para o CIQ, o laboratório clínico deve utilizar amostras controle comerciais.